Inflação oficial desacelera com queda nos preços de combustíveis, passagens aéreas e alimentos - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Jaguaquara: Homem morto durante ação da Polícia Militar em motel é identificado e tinha 31 anos

Foto: BMF A Polícia Técnica de Jequié identificou o homem morto durante ação da Polícia Militar nesta segunda-feira (2) no Entroncamento de ...

08/06/2023

Inflação oficial desacelera com queda nos preços de combustíveis, passagens aéreas e alimentos


Depois da surpresa positiva na semana passada com os números do Produto Interno Bruto (crescimento de 1,9% na comparação trimestral), a divulgação dos índices de inflação do país, nesta quarta-feira (7), também reservou boas notícias. De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,23% no mês de maio, registrando expressiva desaceleração dos preços em relação a abril (0,61%).

Segundo o IBGE, no ano de 2023, a alta acumulada do IPCA está em 2,95%. Já no cálculo dos últimos 12 meses, o índice inflacionário está em 3,94%. No mês de abril passado, o IPCA-15 marcou uma ata de 4,07% na avaliação dos últimos 12 meses.

A queda nos números da inflação já vinha sendo aguardada pelo mercado financeiro. O Boletim Focus do Banco Central divulgado na última segunda (5), com as estimativas de mais de 100 analistas das instituições financeiras, havia projetada queda na inflação pela terceira semana seguida. Segundo o Boletim, a projeção para o IPCA de 2023 caiu de 5,71% na semana passada para 5,69%. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário