Apagão foi gerado por ‘separação elétrica’ e foi ‘controlado’, diz ONS - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Capitão da PM é preso por extorsão a comerciante em Santo Estevão

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade Um capitão da polícia militar lotado na 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (66ª CIPM), de Feira de ...

15/08/2023

Apagão foi gerado por ‘separação elétrica’ e foi ‘controlado’, diz ONS

Jitaúna ficou cerca de 3 horas sem energia neste apagão. (Foto: Jitaúna Em Dia/Neilton Brito) 

Após um apagão atingir 25 estados e o Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (15), com exceção do estado do Roraima, que é o único no país que não foi afetado pelo fato de ter a sua energia elétrica gerada por usinas termoelétricas, a Neoenergia Coelba informou que, pelo menos, os municípios baianos estão começando a retomar a energia elétrica gradativamente.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou na nota que o apagão envolveu uma “ação controlada” – ou seja, proposital – para evitar que o problema na rede se espalhasse.

A interrupção do fornecimento de energia em Jitaúna ocorreu por volta de 8h30, retornou as 11h30. O município ficou cerca de 3 horas sem energia. 

Ainda conforme a Neoenergia Coelba, o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, de acordo com autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até às 11h, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados foram normalizados.

Cidades como Jitaúna, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte de Salvador já foram normalizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário