Jitaúna - Por que é importante votar nas eleições do Conselho Tutelar? - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES


Itagibá: Homem morreu por atropelamento na BA-650; corpo foi encontrado minutos depois

Foto: Reprodução/Giro Ipiaú Um grave acidente ocorrido na  BA-650,    por volta das 21h desta sexta-feira, (01/03)  trecho que liga Itagibá ...

05/09/2023

Jitaúna - Por que é importante votar nas eleições do Conselho Tutelar?

As eleições para o Conselho Tutelar estão chegando e serão realizadas no dia 01 de outubro. Você sabe por que é tão importante que todos os cidadãos votem?

A eleição em Jitaúna começará às 08hs e tem término previsto para às 17hs e será realizada no Colégio Municipal Maria Eleonoura Cajahyba.

Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de  situações de violação de direitos.  Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.

Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até escolas. Isso acontece quando há abandono ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos como disputa pela guarda dos filhos.

Grande responsabilidade

Como podemos observar, o conselheiro tutelar desempenha um papel de extrema responsabilidade na proteção de criançasEles deliberam as medidas de proteção para as crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar é o Procon da criança. É ele quem vai verificar se seus direitos estão sendo cumpridos pela família, pela sociedade e estado.

Sempre que a criança e o adolescente estiver com seus direitos negados nos serviços públicos, é o Conselho Tutelar que vai requisitar o atendimento. “Por isso é importante conhecermos o Conselho Tutelar dos nossos municípios e irmos às urnas.

Votação

Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição correspondente às zonas eleitorais, podem votar nos candidatos a conselheiro, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo.

Candidatos

Lu, Menanda, Rodrigo Santos, Gibi, Nana, Jeferson Hilário, Bethânia Bastos, Eliene do Banco, Ednólia de Keu, Thais da Ekos e Cia, Gedeon do Som e Claricinha de Bujeco. (Jitaúna Em Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário