Após ser entregue Unacon no HGPV inicia funcionamento nesta segunda-feira (09) em Jequié - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES


Itagibá: Homem morreu por atropelamento na BA-650; corpo foi encontrado minutos depois

Foto: Reprodução/Giro Ipiaú Um grave acidente ocorrido na  BA-650,    por volta das 21h desta sexta-feira, (01/03)  trecho que liga Itagibá ...

08/10/2023

Após ser entregue Unacon no HGPV inicia funcionamento nesta segunda-feira (09) em Jequié

Fotos-Mateus-Pereira

Inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, na última sexta-feira (6), a unidade de alta complexidade em oncologia (Unacon), no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), entra em funcionamento nesta segunda-feira (9), na condição de mais uma unidade pública com esse tipo de especialidade, localizada no sudoeste baiano. Com o projeto da Unacon em Jequié, o governo estadual, destinou investimento de R$ 1,1 milhão e oferece consultas ambulatoriais e de emergência, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia.

Jerônimo destacou a importância de poder receber o tratamento adequado. “Quando alguém recebe o diagnóstico de câncer, perde o chão, porque imagina que não tem mais jeito. Mas, a cura pode chegar se descobrir e tratar em tempo. Por isso, vamos trabalhar para que em cada canto da Bahia tenha esse tipo de assistência e as pessoas não precisem se deslocar para fazer o tratamento”, afirmou o governador.

Para a médica oncologista do HGPV, Luana de Assis Cartaxo, a nova Unacon veio para fortalecer o tratamento de câncer em uma região que é muito carente. “Essa nova unidade vai ser muito importante tanto para a população de Jequié quanto das cidades vizinhas, pois vai reduzir o tempo de espera para tratamento e, principalmente, o desconforto de ter que viajar para os grandes centros para poder conseguir fazer o tratamento”, afirmou a médica.

 

A unidade começa a funcionar com 12 cadeiras de quimioterapia, duas salas de estabilização, duas de consultórios e duas capelas para a manipulação dos quimioterápicos. A estrutura também atende a cirurgias oncológicas de mastologia, urologia, ginecologia e de aparelho digestivo. A urgência e emergência oncológica vão contar, ainda, com a atuação de médicos especialistas em coloproctologia, urologia, ginecologia e mastologia, além de atendimentos para cuidados paliativos, realização de biópsias, tomografia, ressonância magnética, colonoscopia, endoscopia e broncoscopia. Com o novo serviço, a Bahia passa a contar com 27 unidades especializadas desse tipo.

A secretária da Saúde Roberta Santana destaca ainda a entrega de quatro leitos de saúde mental na clínica médica e dois de retaguarda na emergência no HGPV. “Estamos requalificando a saúde mental dentro dos nossos hospitais de emergência e de urgência, que é onde deve ser tratada. Segundo a titular da Sesab, foram disponibilizados quatro leitos de saúde mental, mas está em estudo a área onde funcionava o antigo hospital psiquiátrico e desenvolvido projeto para poder tratar, de forma integral, dentro da clínica médica, a saúde mental dos assistidos, como manda a nova política antimanicomial.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário