Governo da Bahia reúne estados produtores de cacau para discutir a monilíase - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Prefeito Marcelo Pecorelli do Avante, é reeleito prefeito de Jitaúna

Foto: Reprodução O prefeito Marcelo Pecorelli (Avante) se reelegeu conquistando 75,71% totalizando 7.286 votos válidos contra Neto de Clovis...

12/10/2023

Governo da Bahia reúne estados produtores de cacau para discutir a monilíase

Foto: Reprodução

Na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), reúne autoridades de três estados brasileiros, além de representantes da cadeia produtiva do cacau, para avaliar os riscos que a possível chegada da monilíase do cacaueiro representa para essa cultura e apontar soluções. O evento será realizado na Governadoria, em Salvador, a partir das 9h.

O encontro vai reunir os secretários de estado da agricultura do Pará, Espírito Santo e Rondônia. Junto com a Bahia, essas unidades da federação representam aproximadamente 98% da produção nacional de amêndoas de cacau, gerando uma receita anual que supera os R$ 23 bilhões e movimenta vários nichos de mercado.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a monilíase é uma doença que ataca os frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro em qualquer fase de desenvolvimento, podendo causar perdas de até 100% da produção. Causada pelo fungo Moniliophthora Roreri, está presente em todos os países produtores de cacau da América Latina, exceto no Brasil. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário