Ilhéus: Chuva de 190 milímetros em 12h desaloja famílias e deixa prejuízos; prefeitura decreta de situação de Emergência - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Ivete Sangalo confirmada como atração do São Pedro de Ipiaú

— Crédito: Divulgação A Prefeitura de Ipiaú anunciou na manhã desta sexta-feira, 21, por meio de suas redes sociais, Ivete Sangalo como uma ...

21/12/2023

Ilhéus: Chuva de 190 milímetros em 12h desaloja famílias e deixa prejuízos; prefeitura decreta de situação de Emergência

Chuva de 204 milímetros em 12h desaloja famílias e deixa prejuízos no município
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Defesa Civil trabalha desde ontem para dar assistência às famílias prejudicadas pela forte chuva que atingiu Ilhéus. O coordenador do órgão no município, Joandre Neres, informa que o volume do temporal chegou a 204 milímetros, equivalente a 204 litros de água por metro quadrado, das 20h de terça-feira (19) às 7h40min de hoje (20). “Foi o suficiente para gerar diversos alagamentos na cidade, na zona sul, zona norte e região central”, disse Joandre ao Pimenta Blog.

No Nossa Senhora da Vitória, a água invadiu casas nas ruas Maracanã e Fabiana. Os bairros vizinhos, Hernani Sá e Nelson Costa, também registraram alagamentos com danos a imóveis. “No Pontal, onde nunca havia sido registrada ocorrência de alagamento, tivemos famílias desalojadas”, acrescenta Joandre Neres. Na parte baixa do Residencial Vilela, a água subiu um metro e meio.

O Calçadão da Marquês de Paranaguá, no Centro Comercial, teve lojas alagadas. Um prejuízo grande para os lojistas neste período de tradicional aquecimento das vendas. Já os deslizamentos de terra ocorreram no Morada do Porto, Basílio e nos altos Santa Inês e Jamaica, que pertencem ao bairro da Conquista. Com a previsão de mais 60 milímetros de chuva nesta semana, o problema pode se agravar, segundo o coordenador. “Agora, como o solo está saturado [encharcado], mesmo um volume pequeno de chuva pode causar maiores danos”.

Durante a noite e na madrugada, a Defesa Civil enviou mensagens de alerta às famílias em áreas de risco, orientando que buscassem abrigo nas casas de familiares e amigos. Segundo Joandre Neres, muitas acataram a orientação, mas o órgão ainda não fechou o primeiro balanço do número de desalojados.

Decreto de Situação de Emergência 

As fortes chuvas que atingem o município de Ilhéus, no sul da Bahia, fizeram a prefeitura decretar situação de emergência nesta quarta-feira (20). A decisão foi tomada em reunião emergencial realizada mais cedo.

 

Nível do Cachoeira não subiu 

O coordenador da Defesa Civil de Ilhéus acrescenta que, apesar do volume da chuva, o nível do Rio Cachoeira não subiu. O cenário atual, conforme Joandre, é diferente de 2021 e 2022. Dessa vez, não houve acúmulo de chuvas nas cabeceiras do Rio. “A chuva veio com a passagem de uma nuvem. Ela deu aquela pancada, como em Ilhéus, com 204 milímetros, e tende a reduzir”. (Com informações do Pimenta Blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário