Potiraguá: Conflito entre fazendeiros e indígenas deixa uma mulher morta e vários feridos - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Lutadora de jiu-jítsu morre em acidente de moto no sudoeste da Bahia

Foto: Reprodução/TV Sudoeste Uma lutadora jiu jítsu morreu ao sofrer um acidente de moto no domingo (26). Ela trafegava na BA-415, entre os ...

22/01/2024

Potiraguá: Conflito entre fazendeiros e indígenas deixa uma mulher morta e vários feridos

Reprodução / Políticos Sul da Bahia

Fazendeiros da região de Itapetinga realizaram neste domingo (21) uma grande mobilização para desocupar uma fazenda localizada às margens do Rio Prado, próximo a ponte que divide os municípios de Itapetinga de Potiraguá, que teria sido invadida por indígenas desde o último sábado (20).

Houve conflito entre as partes. Dois indígenas foram baleados e um fazendeiro ferido com flecha. Uma indígena acabou morrendo. Ela foi identificada como Maria Fátima Muniz de Andrade e o cacique baleado como Nailton Muniz Pataxó. Ele foi atingido no rim e passou por cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga.

Entre os feridos está uma mulher que teve o braço quebrado. Outras pessoas que se machucaram foram hospitalizadas, mas não correm risco de morte. Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a indígena.

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), informou que vai enviar uma comissão, liderada pela ministra Sonia Guajajara, ao local na segunda-feira (22). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário