Jequié: Indígenas protestam contra reintegração de casa ocupada por idosa de 71 anos - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Ivete Sangalo confirmada como atração do São Pedro de Ipiaú

— Crédito: Divulgação A Prefeitura de Ipiaú anunciou na manhã desta sexta-feira, 21, por meio de suas redes sociais, Ivete Sangalo como uma ...

05/02/2024

Jequié: Indígenas protestam contra reintegração de casa ocupada por idosa de 71 anos

Foto: Repórter Cacá Santana

Na manhã desta segunda-feira, 05 de fevereiro, membros da tribo Pataxó de Coroa Vermelha, em Porto Seguro, interditaram uma rua no Inocoop que liga a Professora Virgínia, no bairro Jequiezinho, em Jequié. O protesto tem como objetivo reivindicar o direito a uma casa que foi habitada por dois indígenas por mais de 40 anos. Entre os moradores está uma idosa de 71 anos.

O conflito remonta a 29 de maio de 2014, quando os indígenas foram surpreendidos com a chegada de um oficial de justiça portando uma ordem de reintegração. O casal responsável pela ordem apresentou documentos que alegavam a compra do imóvel por meio da Caixa Econômica Federal, levando o caso aos tribunais.

A comunidade indígena afirma que a moradia em questão é parte integrante de sua história e cultura, servindo como lar para membros da tribo por décadas. A ordem de reintegração, baseada na suposta compra legal do imóvel, gerou indignação entre os Pataxó de Coroa Vermelha, levando-os a tomar medidas drásticas para chamar a atenção para a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário