Foto: Reprodução |
As chuvas fortes que caíram durante toda a semana na Bacia do Rio das Contas tem deixado Jitaúna e cidades da região em estado de atenção e alerta. O volume de água que chega ao Reservatório da Barragem de Pedra levou a Eletrobras Chesf aumentar as vazões da lago desde a quarta-feira (21).
A vazão vem sendo elevada de forma gradual. Na sexta-feira, a vazão passou a 400 m³/s, e a situação permanece em avaliação. Segundo a Chesf, a medida visa a manutenção de volume vazio para controle de cheia no reservatório. No entanto muita água tem chegado por conta das chuvas que tem caído. “A situação hidrológica está sob monitoramento constante, podendo os valores de vazão serem ajustados conforme a evolução das chuvas na área”, alerta a empresa.
Em Jitaúna, quem mora nas margens do Rio das Contas vive momentos de apreensão, em virtude do aumento do nível de suas águas. Em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, muitas famílias tiveram de deixar suas casas que ficaram inundadas. Uma das áreas mais afetadas foi o Bairro Primavera, Parque do Vaqueiro e Vila Temão. (Jitaúna Em Dia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário