Ilhéus: PF apura fraudes na liberação de antigo Auxílio Brasil em lotérica - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES


Professora perde R$ 160 mil em golpe aplicado pelo ex: ‘Foi triste, senti muita vergonha’

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz Uma professora de 48 anos perdeu ao menos R$ 160 mil em um golpe conhecido como “estelionato sentimental”. Tr...

06/03/2024

Ilhéus: PF apura fraudes na liberação de antigo Auxílio Brasil em lotérica

Foto: PF Divulgação

A Polícia Federal cumpre três mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, durante a “Operação Códigos Ilícitos”, que apura fraudes no programa Bolsa Família, em 2022, na época chamado de Auxílio Brasil. Segundo a PF, a investigação começou no final de 2022, quando recebeu a informação de que funcionários de uma lotérica foram cooptados por criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.

Entenda abaixo como funcionava o esquema:

  • 👉 Foi identificado que os benefícios eram solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, moradores da Bahia e de outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento do esquema.
  • 👉 Depois, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizado a ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM e os benefícios eram sacados pelos criminosos mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (tokens) de saques.

De acordo com a Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quarta-feira têm o objetivo de coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo. As medidas judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus.

A PF informou ainda que a investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com depoimentos dos suspeitos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa. *Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário