Emissão da nova carteira de Identidade supera os mais de 7 milhões - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Jovem morre ao colidir motocicleta contra animal na BA-120 próximo a Gandu

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um acidente na manhã deste domingo (16), na BA-120 resultou na morte de um jovem de morador do distrito de Al...

19/05/2024

Emissão da nova carteira de Identidade supera os mais de 7 milhões

Carteira de Identidade Nacional, emitida pelos órgãos de identificação dos estados e DF

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para cerca de 7,1 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Gestão e Inovação. O documento tem o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.

Desde o dia 11 de janeiro deste ano, os estados e Distrito Federal têm de adotar a CIN como documento de identificação, conforme o estabelecido em decreto. Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida em 23 estados e no Distrito Federal. Na Bahia esse processo ainda não foi iniciado.

A substituição da atual carteira de identidade pela CIN poderá ser feita de forma gradual e gratuita até 2032. A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perdê-lo e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado.

A CIN não se trata de uma renovação do RG, e sim de um novo documento de identificação. A adoção do documento é obrigatória, mas pode ser feita em um prazo de 10 anos.

A principal vantagem desse documento é o fato de ele ter um registro geral único no país, cujo controle é o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Desta forma, um cidadão que obtenha a CIN em outra unidade da federação poderá solicitar a segunda via desse documento em outro estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário