A Prefeitura de Jitaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta manhã de segunda-feira (05/05) a 1ª Plenária da Saúde do trabalhador e da trabalhadora, etapa macrorregional da 5ª Conferencia Nacional da Saúde. Com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”, o evento ocorreu no Telessaúde e possibilitou um debate, sobre propostas de melhorias nas condições de trabalho e fortalecimento de políticas públicas de saúde voltadas à população trabalhadora do município.
O evento, realizado em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, integra as atividades da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e representa uma etapa preparatória para a Conferência Macrorregional que acontecerá em Ilhéus nos próximos dias 15 e 16 de maio.
A secretária de Saúde, Patrícia Lopes, destacou a relevância da iniciativa para a construção de um ambiente laboral mais justo e saudável. “A saúde do trabalhador é uma das nossas prioridades. Estamos comprometidos em promover ambientes de trabalho seguros, dignos e que respeitem os direitos dos nossos trabalhadores e trabalhadoras”, pontuou.
Também presente no evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jitaúna, Aldo Marcelo, ressaltou o caráter coletivo da construção das propostas. “Estamos aqui hoje na nossa plenária popular de saúde, em uma construção coletiva. É fundamental a participação de todos os trabalhadores, pois as propostas aqui formuladas vão contribuir para o fortalecimento do SUS e para melhorias concretas na saúde do trabalhador”. disse.
Entre os participantes, Iana Rosa e Cláudia que compartilharam suas experiências. “Me sinto feliz e lisonjeada em participar desta primeira plenária. É um momento muito importante e que, com certeza, será esclarecedor tanto para mim quanto para os meus colegas”, pontuou Cláudia.
Ao final da plenária, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa macrorregional em Ilhéus. As propostas aprovadas durante o evento foram sistematizadas e utilizadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde, contribuindo diretamente para a construção de políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de Jitaúna. Os eleitos delegados ficaram assim: Usuários, Lorena Santos (Apae) e Iracema Maria (Associação da Mulheres); Trabalhador em Saúde, Simone (titular) Roberto Cesar (suplente) e Gestão Patrícia Lopes.
A iniciativa representa um marco na luta por melhores condições de trabalho e pela valorização da saúde de quem move o município todos os dias. O evento reafirma o compromisso com o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva de um ambiente de trabalho mais justo, seguro e saudável para todos.
O evento contou com a presença de Aldo Marcelo, Presidente do Conselho Municipal de Saúde; Patrícia Lopes, Secretaria de Saúde; Suraide Souza, coordenadora de atenção básica; Eliú Passos, coordenador de Vigilância Sanitária; Uindson Alves, coordenador de Vigilância Epidemiológica; Vitoria Galdino; Representante dos Psicólogos e Gleydson Passos, coordenador de Fisioterapia. O vereador Leleso participou da atividade, representando a Casa Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário