![]() |
Foto: Redes Sociais |
Uma idosa de 69 anos ficou trancada sozinha dentro do Centro de Saúde Dr. Elvídio Antônio Santos, localizado na Rua Silvério J. Barbosa, bairro Democracia, em Ipiaú, após ser esquecida por profissionais da unidade na manhã desta segunda-feira (7). O caso gerou revolta entre familiares da paciente, identificada pelas iniciais J.R.A.S., que é hipertensa e diabética.
Segundo relato dos filhos ao GIRO, a idosa foi atendida por volta das 11h, quando recebeu soro com vitaminas em uma das salas de procedimento. Após o término da medicação, percebeu que todos os funcionários haviam deixado o local, inclusive o segurança, deixando-a trancada dentro da unidade.
Em estado de desespero, ela ligou para a filha, que mora em Salvador. A jovem acionou a Polícia Militar e buscou ajuda com uma amiga ligada à Secretaria Municipal de Saúde. Pouco tempo depois, servidores do turno da tarde chegaram ao posto e ouviram os pedidos de socorro da paciente.
De acordo com a família, os funcionários precisaram pedir ajuda a vizinhos para localizar o segurança, que retornou ao posto e abriu a porta por volta das 13h40. A paciente ficou cerca de duas horas presa na sala. Ela gravou um vídeo mostrando a situação (veja abaixo).
Após ser liberada, uma profissional de saúde aferiu a pressão da idosa, que estava elevada, e mediu sua glicemia, registrada em 110 mg/dL.
Ainda segundo a família, a ex-secretária municipal de Saúde, Keila Maia Cardoso, esteve pessoalmente na unidade, conversou com a paciente e pediu desculpas pelo ocorrido.
A Secretaria de Saúde enviou uma nota.
“Com relação à matéria veiculada neste Site de Notícias referente ao incidente verificado no final da manhã dessa segunda-feira, 7, na Unidade de Saúde Dr. Elvídio Antônio Santos, a Secretaria de Saúde considera lamentável e informa que irá adotar todas as providencias administrativas e legais necessárias para a apuração do fato.
A Secretaria reafirma o propósito de melhorar, cada vez mais, os serviços oferecidos à população, motivo pelo qual realiza periódicos treinamentos dos profissionais e vem promovendo o acolhimento dos novos servidores aprovados em recente concurso público e que serão devidamente qualificados para o exercício da função.
Vale lembrar que, tão logo tomou conhecimento do ocorrido a diretora de Atenção Básica, Edilene Guimarães se deslocou até a citada unidade, onde dialogou com a paciente, prestou assistência e solidariedade e pediu desculpas pelo incidente.
A Secretaria se coloca à disposição da paciente e seus familiares no sentido de auxiliar no que for possível para o seu bem-estar.
A diretora da Atenção Básica de Saúde, Edilene Guimarães, reitera que as providências cabíveis serão adotada e destaca o propósito de proporcionar uma saúde humanizada e de qualidade para todos os Ipiauenses.“
Nenhum comentário:
Postar um comentário