Vigilância epidemiológica de Jitaúna realiza coleta de pneus inservíveis em borracharias da cidade - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em Destaque.

Em 10 anos, 60,7% dos beneficiários conseguiram deixar o Bolsa Família

— Crédito: Lyon Santos/ MDS De cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014, seis conseguiram deixar o programa assistencial nos de...

01/08/2025

Vigilância epidemiológica de Jitaúna realiza coleta de pneus inservíveis em borracharias da cidade

Foto: Valter Nascimento/Jitaúna Em Dia

A vigilância epidemiológica de Jitaúna realizou na manhã desta sexta-feira (01/08), uma rigorosa fiscalização em borracharias por meio de ações de monitoramento, investigação e controle de doenças e agravos à saúde, com o objetivo de prevenir e reduzir seus impactos na população. Isso inclui a coleta e análise de dados sobre doenças, a investigação de surtos e epidemias, e a implementação de medidas de controle, como campanhas de vacinação e ações de combate a vetores causadas pela dengue.

Foto: Valter Nascimento/Jitaúna Em Dia

A vigilância epidemiológica realizou a coleta de pneus inservíveis como parte de uma ação para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O objetivo é evitar que pneus descartados incorretamente acumulem água e se tornem focos do mosquito. A população é orientada a descartar os pneus em locais apropriados ou durante as campanhas de recolhimento promovidas pela prefeitura.

Outras medidas de prevenção:

  • Além de descartar corretamente os pneus, é importante eliminar outros focos de água parada em casa, como vasos de plantas, garrafas e recipientes abertos.
  • Mantenha caixas d'água tampadas e limpe-as regularmente.
  • Colabore com as ações de combate à dengue promovidas pela vigilância epidemiológica e pela prefeitura.

A equipe monitora e investiga casos de doenças de notificação compulsória e surtos, buscando identificar a origem e controlar a disseminação. Verifica as condições de funcionamento e a segurança de serviços de saúde, como hospitais e clínicas, visando proteger pacientes e profissionais. (Jitaúna Em Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário