Morre a advogada, professora e ex-prefeita do município de Itiúba, Cecília Petrina, aos 79 anos em Salvador - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

"Lady Gaga" é presa acusada de perseguir colega de faculdade em Salvador

Esther Galindo — Crédito: Reprodução/TV Bahia Uma mulher identificada como Esther Galindo Costa conhecida por Lady Gaga foi presa nesta terç...

01/09/2025

Morre a advogada, professora e ex-prefeita do município de Itiúba, Cecília Petrina, aos 79 anos em Salvador

A advogada, professora e ex-prefeita de Itiúba, Cecília Petrina, conhecida como Irmã Cecília, faleceu neste domingo (31/08), em Salvador, aos 79 anos. A causa da morte não foi divulgada. Figura importante na política local e nos movimentos sociais da Bahia, Cecília Petrina marcou sua trajetória pela defesa dos direitos sociais e das causas populares.

Com uma carreira dedicada à vida pública, Cecília administrou o município de Itiúba por três mandatos, sendo eleita pela primeira vez em 2004 e reeleita em 2008 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2016, já pelo PCdoB, foi eleita para seu terceiro mandato, optando por assumir a prefeitura em vez de uma vaga como suplente na Assembleia Legislativa da Bahia.

Em sua atuação na Diocese de Senhor do Bonfim, ela se fixou em Itiúba, onde conciliou o trabalho pastoral com o ativismo social. Formada em Direito, tornou-se uma referência na luta por justiça social, defendendo assentamentos rurais, comunidades quilombolas e tendo papel de destaque na Comissão Pastoral da Terra (CPT) e no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

*Por Bahia Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário