Câmara aprova proposta que regulamenta aposentadoria compulsória de empregados públicos aos 75 anos - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em Destaque.

Homem de 38 anos acusado de furto em Jitaúna foi preso em Jequié 11 anos depois

Um homem foi preso pela Polícia Civil em Jequié nesta segunda-feira (15/06), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva em seu desfavo...

15/05/2026

Câmara aprova proposta que regulamenta aposentadoria compulsória de empregados públicos aos 75 anos

A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (14), projeto de lei que regulamenta a aposentadoria compulsória aos 75 anos para empregados públicos. A proposta segue agora para análise do Senado.


A aposentadoria compulsória aos 75 anos já está prevista na Constituição e é regulamentada pela Lei Complementar 152/15 para servidores públicos. O projeto aprovado pela Câmara detalha a aplicação da regra aos empregados públicos contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


O texto aprovado prevê aposentadoria compulsória aos 75 anos, desde que cumprido o tempo mínimo de contribuição para a Previdência Social.


A aposentadoria compulsória também não impedirá, conforme a proposta, a contratação para projetos de pesquisa, de desenvolvimento científico ou tecnológico ou de inovação, desde que configurada a hipótese de contratação direta por notória especialização.


O texto aprovado é a versão (substitutivo) da relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF), para o Projeto de Lei 2391/26, do deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR). A relatora ajustou a redação, preservando os objetivos da iniciativa original.


“A proposta apenas autoriza, em caráter excepcional, a permanência em atividade de determinados empregados públicos após os 75 anos de idade”, afirmou Bia Kicis no parecer aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário