MEC determina que cursos de enfermagem terão mínimo de 4.000 horas presenciais - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em Destaque.

Homem de 38 anos acusado de furto em Jitaúna foi preso em Jequié 11 anos depois

Um homem foi preso pela Polícia Civil em Jequié nesta segunda-feira (15/06), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva em seu desfavo...

19/05/2026

MEC determina que cursos de enfermagem terão mínimo de 4.000 horas presenciais

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado vinculado ao MEC (Ministério da Educação), publicou nesta terça-feira (19) uma atualização das diretrizes curriculares dos cursos superiores de enfermagem. A nova regra estipula uma carga horária mínima de 4.000 horas no formato de ensino presencial e limite mínimo de cinco anos para conclusão do curso.

Pela resolução, estágios supervisionados responderão por 30% da carga horária total do curso, com distribuição de 50% na atenção primária –postos de saúde, por exemplo– e 50% na atenção hospitalar. Atividades teórico-práticas, como visitas a laboratórios de simulação e unidades de saúde, serão no mínimo 20% da carga horária total.

Atividades de extensão, por outro lado, terão ao menos 10% da carga horária total do curso, compreendendo “integração ensino-serviço e [explicitando] o compromisso com o desenvolvimento social, urbano e rural da região em que o curso se situa”.

As novas diretrizes dão ênfase ao SUS (Sistema Único de Saúde), ao considerar o sistema público como “ordenador da formação profissional em saúde, nas esferas pública e privada”. A norma também estabelece que o egresso do curso de enfermagem deve estar apto a contribuir para a formulação, implementação e defesa das políticas públicas que favorecem o SUS e a redução das desigualdades.

Com a publicação desta terça, fica revogada regra publicada em novembro de 2001. A norma antiga tinha carga de estágio menor e não tratava da distinção entre ensino à distância ou presencial. Também não estipulava uma percentagem da carga horária atrelada a atividades práticas e de extensão.

Em maio de 2025, o governo Lula assinou decreto proibindo a oferta de cursos à distância na enfermagem, odontologia, medicina, psicologia e direito. *Por Marcos Hermanson | Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário