Retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados impulsiona empregos, indústria e produção agrícola na Bahia - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em Destaque.

Homem de 38 anos acusado de furto em Jitaúna foi preso em Jequié 11 anos depois

Um homem foi preso pela Polícia Civil em Jequié nesta segunda-feira (15/06), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva em seu desfavo...

15/05/2026

Retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados impulsiona empregos, indústria e produção agrícola na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, nesta quinta-feira (14), em visita às instalações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), situada no Polo Petroquímico de Camaçari. A agenda consolidou a reativação da unidade fabril e reafirmou o papel estratégico do complexo industrial baiano no cenário econômico e produtivo nacional.

“O retorno das operações da Fafen representa um passo decisivo para a reindustrialização da Bahia e para o fortalecimento da nossa economia. Estamos falando de geração de emprego, desenvolvimento tecnológico e mais segurança para a produção agrícola brasileira”, enfatizou o governador.

Com a retomada da operação da Fafen pela Petrobrás desde janeiro de 2026, a partir de um investimento de R$ 100 milhões, a fábrica assumiu a capacidade de produzir 1,3 mil toneladas diárias de ureia. Esse volume é altamente representativo para o país, correspondendo a aproximadamente 5% de toda a demanda nacional do produto. Além da geração de 3 mil empregos diretos e indiretos.

“O Brasil tem tamanho e tem grandeza para falar em igualdade de condições com qualquer país. E a Petrobras tem essa faculdade de fazer a prospecção e nós precisamos desenvolver isso. Este país não vai abandonar o seu destino”, explicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Patrocínio
A programação contou com a participação do bloco afro Ilê Aiyê, que foi contemplado com a assinatura do contrato de patrocínio da Petrobrás, no valor de R$ 4,5 milhões. Lula também autorizou patrocínio ao Bando de Teatro Olodum, de R$2,5 milhões, visando apoiar a celebração de 35 anos do grupo.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário