Deputado Patrick Lopes vota pela criação da Polícia Penal e é aprovada por unanimidade após acordo entre bancadas na AL-BA - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES


Notícias em Destaque.

Cinco pessoas são presas em operação contra suspeitos de homicídios e tráfico de armas e drogas no extremo sul da Bahia

Cinco pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (15), durante a operação contra suspeitos de tráfico de drogas, tráfico de armas, hom...

24/05/2023

Deputado Patrick Lopes vota pela criação da Polícia Penal e é aprovada por unanimidade após acordo entre bancadas na AL-BA

Foto: Guto Cruz

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, a criação e a regulamentação da Polícia Penal por meio da Proposta de Emenda Constitucional nº168/2019 (PEC). O projeto foi enviado pela gestão estadual e foi votado durante sessão da AL-BA realizada nesta terça-feira (23), sendo aprovado após votação realizada em dois turnos.

O texto reconhece a Polícia Penal como uma instituição das linhas estatais de defesa social, sendo integrante da segurança pública, no sistema penitenciário dos estados, União e Distrito Federal.

A mudança vai equiparar as funções dos atuais agentes penitenciários às dos policiais civis e militares. Com isso, os policiais penais poderão, por exemplo, ter poder de investigação, efetivar a segurança nos estabelecimentos prisionais e realizar escolta, custódia e transferência de presos, funções que atualmente são de responsabilidade das polícias Civil e Militar. 

O deputado estadual Patrick Lopes votou favorável a criação da Polícia Penal. "Venho compartilhar com vocês uma grande conquista para a segurança pública da Bahia. Acabamos de votar a favor da criação da Polícia Penal do Estado, uma importante iniciativa do nosso Governador Jerônimo Rodrigues e um grande passo para cuidar da segurança do sistema prisional em níveis estadual e federal". disse Lopes.

O órgão será formado exclusivamente por profissionais qualificados e selecionados através de concurso público. (Jitaúna Em Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário