Ministério da Saúde diz que desabastecimento de insulina será regularizado em junho - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Polícia Civil pede prorrogação de prazo para conclusão de investigações do triplo homicídio em Ilhéus

As apurações ganham apoio dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Inteligência Policial (DIP) ( Foto: Ascom-PCBA) No...

16/05/2023

Ministério da Saúde diz que desabastecimento de insulina será regularizado em junho

Neilton Brito || 16/05/2023

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que a falta de insulina análoga de ação rápida nos estados deve ser regularizada a partir do início de junho. A pasta admitiu que o país enfrenta cenário de falta de produção nacional capaz de atender às suas necessidades. Em algumas localidades os estoques acabaram em abril.

A insulina análoga indicada para pessoas com diabetes foi incorporada ao SUS em 2017 após aprovação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).

Sociedades e entidades médicas e representativas de pessoas com diabetes não recomendam a substituição da insulina análoga pela insulina humana regular, que pode aumentar o risco de hipoglicemias graves e noturnas, por exemplo.

Na última terça (9), foi assinado contrato de aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida para garantir o abastecimento da rede no SUS. O quantitativo é suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes em todo o país.

A previsão é que a primeira entrega da empresa GlobalX seja realizada até 9 de julho. O Ministério da Saúde mantém tratativas com o distribuidor para antecipação de parte do quantitativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário