Ministério da Saúde diz que desabastecimento de insulina será regularizado em junho - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Assista aqui a transmissão ao vivo do último dia do São João em Jequié

O São João de Jequié está sendo transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo site do evento  www.jitaunaemdia.com.br  e pelo canal oficial ST...

16/05/2023

Ministério da Saúde diz que desabastecimento de insulina será regularizado em junho

Neilton Brito || 16/05/2023

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que a falta de insulina análoga de ação rápida nos estados deve ser regularizada a partir do início de junho. A pasta admitiu que o país enfrenta cenário de falta de produção nacional capaz de atender às suas necessidades. Em algumas localidades os estoques acabaram em abril.

A insulina análoga indicada para pessoas com diabetes foi incorporada ao SUS em 2017 após aprovação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).

Sociedades e entidades médicas e representativas de pessoas com diabetes não recomendam a substituição da insulina análoga pela insulina humana regular, que pode aumentar o risco de hipoglicemias graves e noturnas, por exemplo.

Na última terça (9), foi assinado contrato de aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida para garantir o abastecimento da rede no SUS. O quantitativo é suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes em todo o país.

A previsão é que a primeira entrega da empresa GlobalX seja realizada até 9 de julho. O Ministério da Saúde mantém tratativas com o distribuidor para antecipação de parte do quantitativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário