”Tem 13 anos que essa região não recebe uma visita do presidente da República”, disse Rui ao acompanhar Lula em Ilhéus - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Você sabe quanto custa um preso na Bahia?; estado ocupa a terceira colocação no ranking dos gastos

Foto: Conjunto Penal de Jequié-CPJ O custo médio mensal de cada preso no Brasil variou entre R$ 1,1 mil e R$ 4,3 mil em 2024. A Bahia ficou ...

04/07/2023

”Tem 13 anos que essa região não recebe uma visita do presidente da República”, disse Rui ao acompanhar Lula em Ilhéus

Durante evento de lançamento das obras de primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), nesta segunda-feira (3), em Ilhéus, no sul da Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), elogiou o senador e ex-governador Jaques Wagner (PT-BA) por ter apresentado o projeto ao governo federal em gestão anterior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e enalteceu o mandatário por abraçar a iniciativa.

Tem 13 anos que essa região não recebe uma visita do presidente da República, e é muito simbólico o presidente lula, que mora no coração do povo baiano, retorna à Bahia para retomar esse projeto, essa ideia de desenvolvimento e integração que foi concebida na década de 1960 pelo engenheiro baiano Vasco Neto, que desenhou o traçado na década de 1960 aqui da região de Ilhéus até o oceano pacifico”, discursou o ministro.

Ao destacar que Lula, ”demonstrando todo o seu carinho à Bahia, disse sim ao povo baiano, disse sim ao então governador Jaques Wagner”, viabilizou o início da materialização do projeto começasse a ser traçado, Rui Costa afirmou que com a deposição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) o projeto ”ficou se arrastando e hibernando”, até esta segunda (3), quando foi retomado por Lula, que determinou a inclusão da obra no Novo PAC.

“Esse carinho que o povo baiano lhe abraça, como fez agora em Uruçuca, demonstrando toda paixão que tem pelo nosso presidente, é fruto do que muitos do passado passaram pela Presidência e não enxergavam o povo do Nordeste. Não enxergavam a Bahia”, acrescentou o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, alfinetando os antecessores de Lula, que segundo ele ”está na história do Brasil como o melhor presidente da República que esse país já teve”.

”Nós vamos consolidando uma infraestrutura importante não só para o estado da Bahia, mas para todo o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte do nosso país”, acrescentou Rui, ao apontar que a obra vai viabilizar o escoamento da produção do agronegócio do oeste baiano, sul do Piauí, Mato Grosso, Goiás e Tocantins, que passarão a ter três opções de portos para transportar seus produtos, em Ilhéus, Maranhão e Santos. ”á é visível o volume de investimento que se desenha ao longo da ferrovia”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário