![]() |
Foto: Reprodução |
Para a vacinação, os tutores devem levar os cães com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte para evitar fugas. A partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva todos os anos.
O proprietário do animal também deverá ter em mãos a carteirinha de vacinação do cão ou gato e prestar outras informações que forem necessárias. Também precisará auxiliar a equipe de vacinação mantendo o animal sob controle, evitando assim o estresse do mesmo ou algum acidente durante a aplicação da vacina.
“Solicitamos a colaboração da população, pois apesar de não termos registros de casos da doença no município, o cuidado deve ser mantido pois a raiva é uma das doenças mais perigosas que existem, causada por infecção pelo vírus rábico, segundo o Ministério da Saúde, pode ser transmitida ao ser humano, principalmente pela saliva a partir da mordedura e lambedura ou por secreções liberadas pelo animal infectado. A forma mais eficaz de prevenir a raiva é por meio da vacinação animal”, afirmou o coordenador de Endemias, Adenilson Augusto Santos.
A raiva é uma doença infecciosa, altamente letal, transmitida de animais mamíferos para o homem. A principal forma de transmissão da raiva é por meio da mordida, arranhadura e lambedura de animais infectados. A principal forma de prevenir a raiva animal é vacinando seu animalzinho de estimação. *Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna
Nenhum comentário:
Postar um comentário