Caruru de Cosme e Damião: Entenda o motivo do prato ser oferecido em homenagem aos santos gêmeos - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES


Itagibá: Homem morreu por atropelamento na BA-650; corpo foi encontrado minutos depois

Foto: Reprodução/Giro Ipiaú Um grave acidente ocorrido na  BA-650,    por volta das 21h desta sexta-feira, (01/03)  trecho que liga Itagibá ...

27/09/2023

Caruru de Cosme e Damião: Entenda o motivo do prato ser oferecido em homenagem aos santos gêmeos

Foto: Reprodução

O final do mês de setembro é muito especial para os baianos, em especial para os devotos de São Cosme e São Damião. Isso porque, nesta terça-feira (26) e nesta quarta-feira (27) fiéis da igreja católica e devotos de religião de matriz africana celebram o dia dos santos gêmeos. 

 

Populares e prestigiados em todo o país, na Bahia, os dois santos recebem homenagens com uma conotação ainda mais especial, quando é oferecido o “Caruru de São Cosme e São Damião”. A tradição secular baiana marca o sincretismo religioso e vai muito além do que uma simples comida típica, já que carrega muitas histórias. 

 

Para entender e explicar a relação do caruru com São Cosme e São Damião e o motivo do prato ser oferecido no dia desses dois santos, a reportagem do Bahia Notícias foi entender a devoção ser celebrada com a oferta do prato. 

 

Segundo o historiador, pesquisador de culinária baiana e babalorixá Elmo Alves, a tradição de oferecer a comida acumula ancestralidade e está associada por conta do sincretismo afro católico, já que a origem do caruru é africana. No catolicismo, os santos são dois irmãos gêmeos que ficaram conhecidos por levar a palavra de Deus para diferentes lugares. Já nas religiões de matriz africana, os santos são conhecidos como Ibeji, uma entidade que representa o renascimento e a vida. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário