Lewandowski vai assumir o Ministério da Justiça após 17 anos de atuação no STF - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Lutadora de jiu-jítsu morre em acidente de moto no sudoeste da Bahia

Foto: Reprodução/TV Sudoeste Uma lutadora jiu jítsu morreu ao sofrer um acidente de moto no domingo (26). Ela trafegava na BA-415, entre os ...

11/01/2024

Lewandowski vai assumir o Ministério da Justiça após 17 anos de atuação no STF

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, na quarta-feira (10), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para assumir o comando do Ministério da Justiça após saída do ex-juiz Flávio Dino, que vai assumir a cadeira no STF pela ex-ministra Rosa Weber.

O advogado esteve à frente do STF, onde chegou em 2016, por indicação do próprio Lula, durante 17 anos e se aposentou após completar 75 anos de idade. O jurista deixou o gabinete com um acervo de 780 processos, que devem ser herdados por seu sucessor. Lewandowski,  ficou marcada pelo chamado garantismo, corrente que tende a dar maior peso aos direitos e garantias dos réus em processos.

O ministro presidiu a Corte entre 2014 e 2016, ano em que presidiu também o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), entre maio e agosto, no Senado, conforme previsão constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário