Jitaúna: Saúde destaca ações preventivas contra a dengue em reunião no Telessaúde - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES


Professora perde R$ 160 mil em golpe aplicado pelo ex: ‘Foi triste, senti muita vergonha’

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz Uma professora de 48 anos perdeu ao menos R$ 160 mil em um golpe conhecido como “estelionato sentimental”. Tr...

28/02/2024

Jitaúna: Saúde destaca ações preventivas contra a dengue em reunião no Telessaúde

Fotos: Ascom/Prefeitura de Jitaúna
Ciente da importância em contribuir com a prevenção à dengue, foi realizado no auditório do Telessaúde na manhã desta terça-feira (27), um encontro entre equipes da Saúde ligados a Prefeitura de Jitaúna. Durante o encontro, articulado pela secretaria de saúde, Patricia Lopes foi mostrado o cenário epidemiológico municipal e apresentado aos agentes epidemiológicos que se prontificaram em auxiliar na divulgação da importância do cuidado com o ambiente doméstico e os riscos que a doença traz para as pessoas.

“A dengue, assim como outras arboviroses, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado. Existem quatro tipos de dengue reconhecidos e a circulação atual (dengue 3) fazia anos que não era identificada. Por isso, é esperado crescimento no número de casos e o risco de casos graves e até morte também aumenta”, alertou, Luciano coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), durante encontro.

A reunião intersetorial traçou estratégias preventivas para proteção da nossa comunidade. "Juntos, vamos intensificar campanhas de conscientização, eliminar criadouros do mosquito transmissor e fortalecer o controle epidemiológico". concluiu Valter Nascimento.

E para combater a doença, as medidas são simples e conhecidas: eliminar os possíveis criadouros do mosquito. “Qualquer objeto que possa acumular água é um risco e deve ser eliminado dos quintais. As garrafas devem ser armazenadas de boca para baixo e em ambientes cobertos, as calhas sempre desentupidas e as vasilhas de água dos animais de estimação devem ser limpas diariamente com bucha e sabão. O grande vilão ainda continua sendo o pratinho dos vasos, que deve ser completamente eliminado”, reforça Patricia Lopes, Secretaria. *Neilton Brito / Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna

Nenhum comentário:

Postar um comentário