![]() |
Fotos: Ascom/Prefeitura de Jitaúna |
“A dengue, assim como outras arboviroses, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado. Existem quatro tipos de dengue reconhecidos e a circulação atual (dengue 3) fazia anos que não era identificada. Por isso, é esperado crescimento no número de casos e o risco de casos graves e até morte também aumenta”, alertou, Luciano coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), durante encontro.
A reunião intersetorial traçou estratégias preventivas para proteção da nossa comunidade. "Juntos, vamos intensificar campanhas de conscientização, eliminar criadouros do mosquito transmissor e fortalecer o controle epidemiológico". concluiu Valter Nascimento.
E para combater a doença, as medidas são simples e conhecidas: eliminar os possíveis criadouros do mosquito. “Qualquer objeto que possa acumular água é um risco e deve ser eliminado dos quintais. As garrafas devem ser armazenadas de boca para baixo e em ambientes cobertos, as calhas sempre desentupidas e as vasilhas de água dos animais de estimação devem ser limpas diariamente com bucha e sabão. O grande vilão ainda continua sendo o pratinho dos vasos, que deve ser completamente eliminado”, reforça Patricia Lopes, Secretaria. *Neilton Brito / Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna
Nenhum comentário:
Postar um comentário