Brasil se despede do verão nesta quarta-feira (20); mas será que a temperatura vai cair mesmo? - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES


Professora perde R$ 160 mil em golpe aplicado pelo ex: ‘Foi triste, senti muita vergonha’

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz Uma professora de 48 anos perdeu ao menos R$ 160 mil em um golpe conhecido como “estelionato sentimental”. Tr...

19/03/2024

Brasil se despede do verão nesta quarta-feira (20); mas será que a temperatura vai cair mesmo?

Enquanto passa por mais uma onda forte de calor, o Brasil se despede do verão. Embora as temperaturas estejam altas em diversas partes do país nos próximos dias, o tempo deve mudar conforme padrões climáticos se alteram e o outono começa.

A partir da quarta-feira (20), a alta pressão que causa a onda de calor perderá força. Com isso, dará espaço a uma nova frente fria, mais forte que a anterior. Assim, apesar de se formar no Rio Grande do Sul, ela poderá chegar até o Norte do Brasil.

Em janeiro, os institutos meteorológicos anunciaram que o El Niño atingira seu pico, sinalizando um enfraquecimento gradual do fenômeno. O El Niño, como um evento climático de grande escala, teve influências significativas, como o excesso de chuvas na região Sul e a seca extrema no Norte do Brasil ao longo de 2023.

O fenômeno cede lugar a La Niña, que tem início na segunda metade de 2024, no inverno. O La Niña costuma ser mais duradouro do que o El Niño e, da última vez que ocorreu, durou três anos. Com isso, a frequência de ondas de calor deve cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário