Foto: Ascom/Prefeitura de Jitaúna |
Sob o título Faça Bonito, a campanha mantem o objetivo de despertar a atenção da sociedade para o enfrentamento à exploração infantil e pedir apoio de todos. Conta com a participação das secretarias municipais de Assistência Social, da Educação e de Saúde.
Também tem a parceria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e da rede de apoio. Além da caminhada, também foram realizadas palestras abordando o tema e a prevenção, como forma de envolver os segmentos da sociedade.
A coordenadora da pasta, Indira Karla, reforçou a importância da participação dos educadores, porque a escola tem papel fundamental na prevenção, identificação e no combate ao abuso sexual infantil. Segundo ela, a mobilização é crucial para garantir o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes.
“A questão exige uma abordagem coletiva envolvendo governos, organizações não-governamentais, comunidades e indivíduos, visando à conscientização sobre os diferentes tipos de abuso e exploração infantil que infelizmente é uma realidade que acontece todos os dias e em qualquer parte, inclusive dentro de casa. Então, precisamos sim, aumentar cada vez mais a rede de proteção de crianças e adolescentes”, disse.
A secretária Ayala Lopes lembrou que a exploração contra crianças e o adolescentes vai além do abuso sexual, mas também afeta o físico, o emocional e a negligência que constantemente muitas crianças são vitimas.
“As pessoas não estão cientes da extensão desses problemas ou dos sinais de alerta que podem indicar que uma criança está em perigo. Então, ao educar e envolver o público nessa questão, podemos capacitar as pessoas a reconhecerem os sinais de abuso e a agirem para proteger a criança". concluiu
O presidente do CMDCA, José Raimundo Júnior declarou ainda que Jitaúna dispõe de um serviço de proteção à criança e o adolescente que funciona 24 horas por dia, a exemplo do Conselho Tutelar, um dos mais importantes e atuantes órgãos de defesa contra o abuso e exploração infantil.
“Ao menor sinal de abuso contra crianças e adolescentes qualquer pessoa pode e deve denunciar sem receio de ser reconhecida, pois o nome do denunciante será preservado”, afirmou Júnior. O serviço de denúncia é gratuito pelo Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A caminhada contou com a presença do prefeito Marcelo Pecorelli, secretários, vereadores e instituições como: Escolas municipais, APAE, Guarda Municipal e Polícia Militar. *Neilton Brito / Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna
Nenhum comentário:
Postar um comentário