Alunos terão mais tempo para concluir cursos em faculdades após nascimento de filho - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas, diz ministro

— Crédito: Paulo Pinto/Agencia Brasil Sancionada no ano passado, a Lei da Igualdade Salarial, que visa garantir a igualdade salarial entre m...

26/06/2024

Alunos terão mais tempo para concluir cursos em faculdades após nascimento de filho

Alunos com filhos recém-nascidos ou adotados poderão ter mais tempo para concluir cursos do ensino superior ou programas de pesquisa e pós-graduação. A medida chega através de um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (25) pelo Senado.

A PL estende os prazos para a conclusão de cursos e para o pagamento de bolsas de estudos para discentes com filhos recém-nascidos ou adotados. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial.

Através da proposta, serão prorrogados pelo tempo mínimo de 180 dias os prazos de conclusão de disciplinas, de entrega de trabalhos finais, dentre esses, o trabalho de conclusão de curso (TCC), e de realização de sessões de defesa de teses (bancas do TCC) e de publicações exigidas. O prazo poderá ser até de 360 dias quando o filho nascido ou adotado for pessoa com deficiência.

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), relatora da proposição na Comissão de Educação do Senado, a medida beneficia principalmente as mulheres.

“Muitas vezes, a mulher tem que fazer uma escolha impossível entre cuidar do bebê recém-nascido ou adotado, em muitos casos internado, e os prazos que legalmente ela precisa cumprir. Em muitos casos, a bolsa é a única forma de manutenção dessa mãe”, disse.

A atualização das datas também valerá em situações anteriores ao parto, como gravidez de risco e atuação em pesquisa que implique risco à gestante ou ao feto. As informações são do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário