Farmácia Popular passa a ofertar 95% dos medicamentos gratuitamente - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas, diz ministro

— Crédito: Paulo Pinto/Agencia Brasil Sancionada no ano passado, a Lei da Igualdade Salarial, que visa garantir a igualdade salarial entre m...

10/07/2024

Farmácia Popular passa a ofertar 95% dos medicamentos gratuitamente

Foto: Elza Fuiza / Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (10), as Farmácias Populares de todo o país devem passar a distribuir 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa de forma gratuita. Segundo o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, asma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas.

A previsão do Ministério é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas. “Em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano”. A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pelo programa pode ser acessada aqui (link). Já a lista de farmácias e drogarias credenciadas ao programa pode ser acessada aqui (link).

Atualmente, 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes, já são ofertados pela Farmácia Popular. Para os outros remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.

Dados do governo federal indicam que o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, cerca de 4,7 mil cidades, e conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira. “A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário