Saúde confirma óbito fetal por transmissão vertical de Oropouche - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em destaque.

Adolescente é estuprada e esfaqueada em Barreiras; crime teria sido articulado por ex com ajuda de namorada

Foto: Lo-Hanna Nunes Uma adolescente, de 14 anos, segue em estado grave nesta quinta-feira (3) após ser estuprada e sofrer 21 facadas. O cri...

04/08/2024

Saúde confirma óbito fetal por transmissão vertical de Oropouche

— Crédito: Freepik

O Ministério da Saúde (MS) confirmou um caso de óbito fetal causado por transmissão vertical de febre do Oropouche, que acontece quando o vírus é passado da mãe para o bebê, durante a gestação ou no parto. A confirmação foi feita na sexta-feira (2) no estado de Pernambuco. A pasta informou que a grávida tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação.

Segundo o ministério, continuam em investigação oito casos de transmissão vertical de Oropouche: quatro em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre.

“Quatro casos evoluíram para óbito fetal e quatro casos apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia. As análises estão sendo feitas pelas secretarias estaduais de saúde e especialistas, com o acompanhamento do Ministério da Saúde, para concluir se há relação entre Oropouche e casos de malformação ou abortamento”, disse a pasta.

Até o dia 28 de julho foram registrados 7.286 casos de Oropouche, em 21 estados brasileiros. A maioria dos casos foi registrada no Amazonas e em Rondônia. Até o momento, um óbito em Santa Catarina está em investigação.

Os dois primeiros óbitos pela doença no país foram confirmados na semana passada. Os casos são de mulheres do interior do estado da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades, mas que tiveram sinais e sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave. (Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário