Recesso de fim de ano no setor público de Jitaúna: o que funciona e o que para? Saiba. - JITAÚNA EM DIA

EM DESTAQUES

Notícias em Destaque.

Recesso de fim de ano no setor público de Jitaúna: o que funciona e o que para? Saiba.

Foto: Neilton Brito/Jitaúna Em Dia Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, muitas   prefeituras  em toda região entram em regime de  reces...

22/12/2025

Recesso de fim de ano no setor público de Jitaúna: o que funciona e o que para? Saiba.

Foto: Neilton Brito/Jitaúna Em Dia

Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, muitas prefeituras em toda região entram em regime de recesso administrativo, o que costuma gerar dúvidas na população sobre quais serviços continuam funcionando e quais são temporariamente suspensos. Apesar da redução no expediente, a legislação e as normas internas de cada município determinam que áreas essenciais sigam operando normalmente.


Durante o recesso de fim de ano, geralmente compreendido entre os últimos dias de dezembro e o início de janeiro, atividades administrativas internas costumam ser interrompidas ou funcionar em horário reduzido. 


Por outro lado, serviços considerados essenciais não param. Em Jitaúna na área da saúde e mantido o funcionamento do hospital N. S de Fátima e de serviços de urgência e emergência. Já os serviços de Tratamento Fora do Domicilio (TFD), Farmácia Básica Municipal e Central de regulação encerram atividades nesta terça-feira, dia 23 voltando dia 5 de janeiro de 2026.

Na segurança, guardas municipais e ações de apoio à população seguem ativas, especialmente nesta data onde o grande fluxo de pessoas aproveitam as festas e a cidade costuma receber milhares de visitantes.

A coleta de lixo, limpeza urbana e manutenção de vias param as atividades durante as festas de natal, voltando somente na segunda-feira, dia 29, salientando que na sexta-feira, dia 26, é decretado feriado municipal por conta do aniversario de emancipação politico. Por isso, é comum que a prefeitura oriente a população a ficar atenta aos comunicados oficiais para evitar transtornos.


Na área da educação, o recesso costuma coincidir com as férias escolares, o que resulta na suspensão das aulas na rede municipal. Já programas sociais e atendimentos da assistência social podem funcionar em esquema de plantão, priorizando situações de urgência e acolhimento de famílias em vulnerabilidade.


O recesso ocorre no período de 24 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, com retorno ao funcionamento normal dos serviços administrativos a partir do dia 5 de janeiro de 2026. 

*Por Neilton Brito/Jitaúna Em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário