O Governo Federal prorrogou, para até o dia 11 de janeiro, o prazo para que a Bahia e outros 13 estados passem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O prazo terminaria na próxima quarta-feira (6). Até o momento, mais de dois milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas seguindo o novo critério. Na Região Nordeste, somente os estados de Alagoas, Pernambuco e Piauí seguem o novo padrão.
Outros estados brasileiros que estão emitindo a Carteira de Identidade Nacional são Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal. O novo RG usa o CPF como número único, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil, segundo o Governo Federal.
Um exemplo é a diminuição de crimes por má identificação na previdência federal, que pode gerar uma redução de gastos no orçamento público em torno de R$ 7 bilhões por ano, conforme a Dataprev. Além disso, sem a identificação única, uma mesma pessoa pode ter um número de RG por estado, além do CPF. Já com o novo documento, as pessoas passam a ter apenas um número de identificação, além de poder utilizar o formato digital, que fica disponível no aplicativo GOV.BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário