A BYD inaugurou nesta terça-feira, 1º de julho, a sua fábrica no município de Camaçari, na Região Metrolitana de Salvador, na Bahia. Essa é o pontapé inicial para gigante chinesa na fabricação nacional de automóveis elétricos e hibrídos no Brasil.
A BYD assumiu a fábrica da Ford, que deixou a Bahia em 2021, e depois de 15 meses inaugurou nesta terça o que é a sua primeira fábrica no Brasil. A reconstrução foi grande, já que a unidade precisou instalar novas linhas de montagens, mais modernas, para os seus veículos.
Apesar da inauguração oficial, a BYD ainda não consegue produzir os veículos 100% no Brasil nesse primeiro momento. Acontece que os carros chegaram em partes, com peças fabricadas na China e serão apenas montados na fábrica de Camaçari.
Conforme anúncios da empresa na inauguração da planta, o plano inicial é produzir nesse sistema cerca de 12,5 mil carros por mês. Os primeiros modelos a serem montados na fábrica de Camaçari são o BYD Dolphin Mini (100% elétrico) e o BYD Song Plus (híbrido).
Os planos da BYD são ainda mais audaciosos. A montadora espera a partir do final de 2026, passar a produzir cerca de 300 mil carros elétricos e híbridos por ano.
O primeiro galpão de produção da fábrica da BYD em Camaçari ocupa 16 mil metros quadrados, com previsão dee construção de mais dois galpões. A gigante chinesa espera com isso criar cerca de 20 mil postos de trabalhos na região até o fim de 2026, fabricando além dos carros elétricos e híbridos, ônibus e baterias.
Nesse primeiro momento, a fábrica da BYD em Camaçari abrirá novas 508 novas vagas de emprego, que serão ofertadas através do Sine Bahia.
“Em 2026, precisamos de um total de mais de 20 mil pessoas aqui. Que nesse complexo, como foi citado, o maior complexo fora da China, certamente terá, em 2026, ao fim do ano, em torno de 20 mil trabalhadores trabalhando aqui neste local”, afirmou a CEO, em visita às obras da fábrica em dezembro. (A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário